segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Esquizofrenia?

(foto do karalho@algures, e eu prometo que o Galvão não tem nada a ver com o que se segue)

Domingo foi o último dia dos mundiais de atletismo e de mais 3 recordes mundiais batidos. E sempre que há uma prova de atletismo digna de ser transmitida via RTP temos a oportunidade de ouvir os maravilhosos comentários daquela personagem quase mítica que opina sempre na 4ª pessoa (para os preciosista, na 1ª pessoa do plural) mas que cujo o nome, tenho de admitir, continua a ser uma incógnita para mim.
O senhor nunca diz "eu penso que" mas sempre "nós pensamos que".
Agora um facto: o senhor está comentar a prova sozinho, aliás ele comenta sempre as provas sozinho.
Mesmo que tivesse a comentar a prova com mais alguém não faria sentido opinar por ambos. Questão: será que ele tem uma equipa que escreve para ele os comentários? Será que as transmissões não são em directo? Fará tudo isto parte de uma conspiração liderada pelo Sócrates para roubar os portugueses?

Eu gosto de pensar que estamos a observar a bonita capacidade que a nossa sociedade tem para absorver pessoas com distúrbios mentais. Claramente este senhor sofre de esquizofrenia e isso torna-lhe impossível pensar o quer que seja sozinho.

Mais importante é associar a isto uma certa evolução no desporto e no que o rodeia. Os desportistas continuam a aprender a falar na 3ª pessoa, os comentadores começam a falar na 4ª e para mim isto tudo começa a fazer algum sentido.

Algures perdido pela internet num daqueles sites de notícias pouco fiáveis (que pode muito bem não existir e estar a ser inventado com um propósito estúpido de eu enfiar mais piada) li um comentário do Miguel Veloso sobre este assunto:
"O Miguel acha que falar na 4ª pessoa é parvo, porque o Miguel pensa sozinho."
Yeah right, o menino nunca faz o que o pápá diz.

Sem comentários:

Enviar um comentário